Ataíde Semedo - Bairrada

Ataíde Semedo Espumantes.JPG

"Ataíde Semedo é provavelmente mais conhecido por ter produzido o vinho Quinta da Dôna, que chegou a ser um dos vinhos de Baga mais célebres de Portugal.
Fez trabalho de consultoria em várias regiões, ao mesmo tempo que construiu lentamente uma reputação para seu novo projeto homónimo na Bairrada. Ataíde faz uma vinha de 5 hectares que é dividida entre variedades brancas e tintas.
A parcela tinta da vinha é dividida uniformemente entre Baga e Touriga Nacional. A colheita em verde é empregada em maior ou menor grau dependendo da colheita, e a viticultura é realizada com extremo cuidado para a saúde e vitalidade do solo. Apesar de Ataíde gostar de se chamar orgânico, não descarta a necessidade ocasional de empregar tratamentos anti-fúngicos para salvar uma colheita.
Ataíde aluga uma pequena adega “de garagem” numa estreita rua secundária. Além do pequeno tamanho, caracteriza-se pela quase ausência de barricas."

Os Vinhos e Espumantes de Ataíde Semedo têm sido consecutivamente premiados no Concurso Vinhos de Portugal, tendo o Espumante sido já distinguido como o melhor do Ano e os Vinhos ganho várias medalhas de ouro.